Loading icon

Passeio a pé gratuito em Cusco

O que é Cusco

Os viajantes estão familiarizados com o Peru, pois é o lar de uma das atrações turísticas mais famosas do mundo, o Templo de Machu Picchu. Mas, além dele, há muito para ver. Dada a elevação da cidade acima do nível do mar, vale a pena passar pelo menos 10 a 14 dias aqui. Isso permitirá que os visitantes apreciem adequadamente não apenas as vistas históricas, mas também o ecossistema distinto das terras altas.

Cusco é uma cidade no sudoeste do Peru. O Vale do Urubamba nos Andes está situado a uma altitude de quase 3.500 metros acima do nível do mar. Cusco é conhecida como a capital histórica ou arqueológica das Américas, e a UNESCO a reconheceu como patrimônio cultural mundial por muitos anos.

Cusco é a capital do Império Inca e uma das cidades mais antigas e inusitadas do mundo: os Incas esculpiram as fundações de casas e igrejas nas montanhas circundantes e têm uma longa história. Diz o mito que Cusco, a Cidade Santa e capital do Império Tahuantinsuyo (latim para "quatro direções do mundo"), foi fundada entre os séculos XI e XII d.C. O primeiro Inca a emergir do Lago Titicaca foi Manco Capac. Em quéchua, Cusco se traduz em "espinha da terra". Este poderoso estado se estendia por mais de 5.000 quilômetros de sul a norte, abrangendo partes do atual Equador, Bolívia, norte do Chile e Argentina. Infelizmente, a história do grande estado foi interrompida com a chegada dos espanhóis em 1533. Eles tentaram destruir completamente todos os vestígios de "cultura pagã". Felizmente, eles não conseguiram - os palácios e castelos eram muito grandes. Mas eles construíram edifícios sobre fundações incas, muitas vezes usando enormes pedras esculpidas por famosos pedreiros incas para construção.

Os espanhóis adotaram o layout da cidade velha, construindo igrejas onde antes ficavam templos incas e residências para conquistadores onde antes ficavam palácios. Durante a era colonial, a agricultura, a mineração e o comércio com a Espanha mantiveram Cusco como uma próspera metrópole. Além de catedrais, universidades e arcebispados, outras igrejas e mosteiros foram construídos. Cusco é atualmente uma metrópole moderna de 140.000 pessoas com conexões ferroviárias, aéreas e de ônibus. Telhados de telhas vermelhas e ruas de paralelepípedos contribuem para o charme distinto da cidade velha. Os habitantes da cidade que são descendentes dos incas falam quíchua. As requintadas igrejas e praças antigas contrastam com os vibrantes mercados folclóricos e trajes tradicionais.

Onde ficar
Em Cusco e nas proximidades, há uma seleção bastante grande de bons hotéis para todos os gostos e orçamentos - você pode escolher um lugar modesto para passar algumas noites e um hotel bastante chique para a estadia mais confortável - por exemplo, JW Marriott El Convento Cusco . Você pode escolher  hotéis 5* em Cusco ou hostels simples por uma noite a um preço bem acessível.

Onde você pode comer comida deliciosa em Cusco
É importante que todos os turistas saibam que não muito longe de Cusco eles podem encontrar restaurantes com várias cozinhas da mundo, bem como com um menu local:
◾ para cozinha tradicional você pode ir aqui - KUSI Restaurant
◾ A cozinha peruana também está bem representada em Yaku
◾ para pratos modernos e ecológicos - www.kushka.pe

Os preços são bastante moderados, a cozinha é muito saborosa, não muito picante, vai agradar tanto aos amantes de carne como aos vegetarianos. Há legumes suficientes e carne muito saborosa.

O que ver em Cusco
A "metrópole perdida dos Incas" é comumente chamada de Machu Picchu (que significa "pico antigo "). Pachacutec, o grande monarca inca, construiu-a como refúgio sagrado nas montanhas em 1440, mas só durou até 1532, quando chegaram os espanhóis. A propósito, isso está ligado a outro mistério inca: em 1532, todos os habitantes dos incas desapareceram inesperadamente. A cidade foi completamente esquecida até 1911. Até a chegada do professor Hiram Bingham, um pesquisador americano da Universidade de Yale. A cidade está situada no cume de uma cordilheira, 2.057 metros acima do vale do rio Urubamba, no Peru moderno. 

Existem três zonas em Machu Picchu: sagrada, residencial e aristocrática. No total, a cidade manteve até 140 construções diferentes criadas de acordo com as tradições incas - grandes pedras polidas da forma exata se encaixam com tanta segurança sem qualquer solução que nem mesmo uma faca pode penetrar na junção. Ainda é um mistério como os incas moviam e empilhavam blocos de pedra de várias toneladas uns em cima dos outros: a sociedade adoradora do sol nem tinha rodas. Os conquistadores da Espanha nunca chegaram a Machu Picchu. Esta cidade foi poupada da destruição. Agora, aqui você pode encontrar muitos museus interessantes que estão prontos para contar sobre a história dos Incas ou sobre a arte contemporânea do região. Ao mesmo tempo, todos os ingressos podem ser comprados com antecedência aqui www.ticketmachupicchu.com - isso ajudará a evitar longas filas.
As principais atrações de Cusco, associadas à cultura dos Incas e seus antecessores, estão localizadas nas proximidades da cidade:

◾ Sacsayhuaman é o primeiro e provavelmente um dos mais significativos. Este é um enorme castelo localizado a noroeste de Cusco, a uma altitude de cerca de 3500 metros acima do nível do mar. Foi construído pelo primeiro Inca, Manco Capac, segundo a mitologia. "Uma ave de rapina cor de pedra", o nome significa. O complexo também contém a pedra "trono do Inca", 21 bastiões e torres formidáveis, cada uma capaz de abrigar até mil guerreiros. Sacsayhuaman é uma maravilha arquitetônica que é apropriadamente considerada a oitava maravilha do mundo. Segundo os cientistas, os incas tinham um observatório astronômico e uma casa de reconciliação.

◾ Puca Pucara - Fortaleza Vermelha, uma das atrações da pequena cidade de Antisuyo. Uma vez ela foi chamada para guardá-la e proteger os habitantes de inimigos externos.

◾ Tambo Machai - banhos sagrados dos Incas, um complexo arqueológico bastante interessante. Na verdade, é composto por canais e paredes com janelas. O complexo era o centro de adoração da água do Inca.


◾ Qorikancha é um dos templos mais amados entre os locais e sempre foi um grande centro religioso cerimonial para a sociedade andina, assim como Meca na Arábia Saudita para o povo muçulmano. Aqui você encontra os mais belos artefatos que podem mostrar a atitude dos moradores locais em relação às divindades. Inicialmente, o templo era dourado.

◾ O Templo Qenko é outro centro muito interessante de adoração e cerimônias religiosas incas. Externamente, não é muito notável - é apenas uma rocha calcária, mas está quase completamente coberta de imagens simbólicas de uma cobra, puma e condor. De acordo com os dados en.wikipedia.org/wiki/Qenko, foi dedicado à Deusa da Terra.


◾ Pisac - a cidadela inca no pico da montanha e o assentamento no sopé. Bazares indianos tradicionais são montados na praça principal, vendendo lembranças, milho, frutas raras da selva, especiarias, cerâmica e tecidos. Aos domingos, você pode ouvir a missa tradicional em quíchua, a antiga língua inca.

◾ Ollantaytambo é uma enorme cidade em forma de pirâmide, sítio arqueológico e fortaleza de pedra no Vale Sagrado. Durante o Império Inca, este complexo foi um enorme centro social, governamental, religioso, militar e agrícola. No pináculo da pirâmide de Ollantaytambo há uma enorme variedade de sete monólitos de pedra que foram meticulosamente polidos e montados. O vale lateral que se estende de Ollantaytambo até as montanhas é densamente repleto de ruínas e artefatos incas.
 Mais tarde, os espanhóis transformou o povoado em fortaleza. Cusco fica a 1.130 quilômetros de Lima, 390 quilômetros de Pune e 520 quilômetros de Arequipa.

Cusco está localizado a 1130 km de Lima, 390 km de Pune e 520 km de Arequipa. A maneira mais conveniente de chegar lá é de avião ou de trem - isso economizará muito tempo. Aqui você pode pedir Free Walking tour Cusco e descobrir imediatamente quais pontos turísticos visitar nos dias seguintes, porque a escolha é realmente incrível. Para aproveitar ao máximo a caminhada por Cusco e cidades vizinhas, não deixe de conferir algumas dicas aqui:

Este vídeo pode evitar problemas ou desperdício de dinheiro ou esforço.

Como navegar facilmente entre as atrações
Infelizmente, o transporte público no Peru não é tão bom quanto gostaríamos. Mas sempre há uma saída. Existe um serviço de aluguer de automóveis bem desenvolvido. Por exemplo, em Cars4travel você sempre pode levar um bom carro. Se você tiver certos requisitos para a qualidade ou características do carro, é melhor reservar com antecedência.

O que vem a seguir

Se todas as fortalezas já foram exploradas, Machu Picchu foi explorado, e ainda faltam dias de descanso - tente mudar a situação e desça para o mar. A costa tem uma excelente seleção de praias oceânicas com muitas atividades tanto na costa quanto na água. Quase todos os esportes aquáticos estão representados aqui, que você pode fazer sozinho ou com instrutores. As praias são apresentadas para todos os gostos e bolsos, você pode começar sua escolha com 10 melhores praias do Peru. Seja qual for a sua escolha, pode ter a certeza de que tirará o máximo partido da sua viagem. Cusco sabe impressionar - acredite, você não esquecerá as impressões que recebeu, mas o desejo de retornar às grandiosas testemunhas da história mundial permanecerá. O majestoso Machu Picchu está sempre esperando por convidados.