Loading icon

O Blue Hole é o local de mergulho mais perigoso do mundo

A pequena estância balnear de Dahab, no Golfo de Aqaba, abriga uma das maravilhas naturais mais famosas do Egito: o Blue Hole.

Este é um local de mergulho fascinante com um mundo subaquático incomparável. E não apenas isso - mesmo mergulhadores inexperientes podem se encontrar em outro mundo porque não há correntes ou animais perigosos. Mas é essa beleza, segundo a revista Galileo, que já tirou a vida de pelo menos 150 pessoas.

O perigo de morte espreita a uma profundidade de cerca de 52 metros, porque uma espécie de túnel se abre no Blue Hole, uma passagem para o mar aberto. Em dias bons, a luz do sol ilumina quase magicamente o mar através dele e incentiva as pessoas a mergulhar. Mergulhadores inexperientes muitas vezes cometem o erro fatal de mergulhar ainda mais fundo. O que inevitavelmente acontece é chamado de embriaguez profunda - sensação de que você está bêbado, mas com consequências potencialmente fatais.

A intoxicação profunda pode levar a tonturas, distúrbios perceptivos, alucinações e, eventualmente, até perda de consciência, o que significa morte certa debaixo d'água.

Além disso, oxigênio torna-se tóxico a uma profundidade de 64 metros, o que pode ser devastador para o corpo. A intoxicação profunda é consequência da pressão sob a água, como resultado, ao contrário da expiração em terra, o nitrogênio contido na respiração não sai do corpo, mas, ao contrário, se acumula no cérebro.

Isso interrompe a comunicação das células nervosas e impede a transmissão de impulsos - como resultado, primeiro há uma sensação de euforia de felicidade, que depois se transforma em pânico e, finalmente, perda de controle. O único antídoto é emergir imediatamente, mas isso não é possível no Blue Hole Tunnel. O popular local de mergulho ganhou notoriedade em 2000, quando o russo Yuri Lipsky não só foi vítima deste belo local, como também filmou sua agonia com uma câmera subaquática. A razão para o resultado fatal não é apenas sua desatenção, mas também o fato de que seu colete de mergulho estourou quando ele tentou inflá-lo - isso provavelmente o teria salvado.

Os mergulhadores recreativos não são permitido mergulhar mais de 40 metros, mas os primeiros efeitos de intoxicação profunda podem aparecer agora a 30 metros. Isso significa que o Blue Hole ainda é bastante perigoso.

TOP 10 praias de areia no Egito

Praia de Sharm El Sheikh